Conversor de TV Digital – Guia Completo


Technology blog from Bangladesh

 


Os especialistas afirmam que a televisão brasileira teve três grandes passos. O primeiro deles foi em 1950 com a primeira transmissão de TV. Doze anos depois em 1962 a extinta TV Excelsior transmitiu o primeiro programa à cores da TV brasileira e o terceiro grande passo será dado na noite do dia 02 de dezembro de 2007. Entrará no ar o sinal digital, possibilitando a estréia da TV Digital.
Porém nem todos poderão comprar novos televisores com tecnologia compatível ao sinal digital, por isso já encontramos no mercado os Conversores de TV Digital que farão com que os nossos televisores (analógicos) também recebam o sinal digital.

Qual é a diferença do sinal analógico para sinal digital?
A maior parte dos domicílios com TV no Brasil recebe sinal das emissoras de TV pelo ar.
No caso das transmissões analógicas, os sinais podem ser afetados por vários fatores que eventualmente prejudicam a qualidade das imagens e sons emitidos pela emissora, fazendo com que surjam na tela os chamados fantasmas ou chuviscos causados por interferências de motores elétricos, veículos, transformadores, raios etc.
Já a transmissão digital corta esses problemas pela raiz. O sinal emitido pelas emissoras é formado por uma série de zeros e uns que o aparelho receptor transforma em som e imagem. Não há possibilidade de interferências e fantasmas. Importante: o sinal digital será recebido pelas mesmas antenas externas que recebem o sinal analógico atualmente. Com as novas técnicas digitais de compactação na transmissão digital a quantidade de informação enviada para o televisor pode ser muito maior. Daí a possibilidade de se transmitir uma imagem de alta definição.

O que é Conversor ISDB ou Conversor Digital ISDB?
É o componente que converte o sinal da TV Digital para exibição das imagens no televisor, conhecido em inglês como “set-top box”. O conversor pode ser vendido separadamente no formato de conversor “Set Top Box” ou estar incorporado (integrado) ao televisor. O Conversor pode oferecer diversos tipos de saídas, dentre eles: HDMI, Vídeo Componente, S-Video ou Vídeo Composto, além de saídas de áudio analógicas e digitais.

Tenho que comprar um conversor ? Quanto vai custar? Quem vende?
A compra do conversor permitirá ao telespectador desfrutar de vários benefícios da TV Digital, como imagem e sons límpidos e informações adicionais sobre o programa, mesmo que não compre um televisor novo. Mas, se não desejar ou não puder comprá-lo (provavelmente haverá financiamentos interessantes), poderá continuar assistindo os canais analógicos da mesma forma como os recebe hoje, em seus aparelhos analógicos. Ainda não é possível precisar os preços finais dos conversores, pois estão em desenvolvimento. As primeiras estimativas apontam para preços entre R$600 e R$800. Os conversores estarão à venda nas principais lojas do varejo; a maioria dos fabricantes de TVs vai produzi-los.

O que é conexão HDMI?
HDMI (High Definition Multimedia Interface – Interface multimídia para Alta definição, em inglês) é um tipo de conexão que futuramente vai ser o padrão para reprodução áudio visual, devido a sua tecnologia que permite juntar as informações digitais de imagem e som para serem transmitidas sem perda de dados. É a melhor solução no caso de alta definição. Já está disponível em alguns DVD players, de alta definição e Televisores. DVD players, de alta definição TVs, e alguns DVD players, de alta definição.

Como posso aderir a TV Digital com o Conversor?
As transmissões digitais também beneficiarão quem, continuando com o aparelho tradicional analógico, optar por conectá-lo a um conversor capaz de receber os sinais digitais. É a forma mais fácil e barata para o telespectador ter acesso á TV digital. Mesmo sem contar com a imagem em alta definição, o televisor ligado a um conversor receberá toda a qualidade do sinal digital.

Somente aparelhos de TV novos aceitarão os conversores de TV digital?
O conversor também pode ser ligado em aparelhos antigos. Eles não ficarão com alta definição, mas a qualidade da imagem será melhor, parecida com a do DVD.

De quais formas poderei receber o sinal digital?
Com a introdução da tecnologia digital na radiodifusão de TV (TV Digital Terrestre), o usuário poderá optar por uma das seguintes situações:
  • Continuar a receber a TV aberta da forma atual utilizando a sua TV analógica.
  • Adquirir um conversor (set top box) que permitirá receber o sinal digital e convertê-lo para um formato de vídeo e áudio disponível em seu receptor de TV
  • Adquirir uma TV nova que já incorpore o conversor.

Todas as TVs de plasma ou LCD são compatíveis ao sinal digital?
Diz-se que as TVs de plasma ou LCD são digitais devido ao processamento interno da imagem, que já é digital. Mas nenhuma das TVs de plasma ou LCD comercializadas até meados de 2007 dispõe de circuito interno de recepção de sinais de TV Digital. Para utilizá-los como displays de TV Digital, será necessário comprar o conversor de sinal. No segundo semestre de 2007, começarão a surgir no mercado TVs de plasma ou LCD com o conversor integrado e aí não será necessário comprar um conversor externo.


For Further Reading,
guia de compra conversor digital, Guia de compra tc lcd, melhor conversor digital do mercado, melhor tv lcd 32 polegads, melhor tv lcd do mercado nacional

0 comentários:

Postar um comentário

.

 

Popular Posts

Popular Posts On EAB

Man Behind This Blog