Qual a distância ideal para cada tamanho de tela?


Technology blog from Bangladesh

 melhor tv lcd distãcia ideal

Primeiramente, para se obter a melhor qualidade de imagem, vale lembrar que não adianta só comprar o melhor televisor do mundo. O tamanho da sala/quarto é a primeira coisa que devemos pensar antes de mais nada. Muitos não se dão conta disso e acabam se frustrando mais tarde...

Uma regra popular é que a distância ideal para se assistir TV seria duas vezes e meia o tamanho da tela. Assim, a distância ideal para assistir a uma tela de 42 polegadas seria 2,5 x 42 = 105 polegadas, ou 2,67 metros (1 pol = 2,54 cm).

Mas essa regra simples não funciona bem sempre. A distância ideal depende não só do tamanho da tela, mas também de sua resolução. Se a tela tem baixa resolução, é melhor não assisti-la de perto, ou você verá claramente os píxels e perceberá uma imagem ruim. Por outro lado, se a tela tiver altíssima resolução (como 1920 x 1080), é melhor não vê-la de longe, ou você não conseguirá enxergar a perfeição dos detalhes que pagou tão caro para obter.

Quer dizer, a 3 metros de distância, não faz diferença se uma TV de 42" tem resolução de 852x480, 1366x768 ou 1920x1080. A essa distância, seu olho verá a mesma imagem. Isso acontece porque a 3 metros de distância, um bom olho humano não consegue discernir píxels menores que 1mm x 1mm (você mesmo pode fazer o teste, pintando uma bandeirinha quadriculada com quadradinhos de 1mm). Por outro lado, à mesma distância de 3 metros, nosso campo de visão só nos permite enxergar, por inteiro, telas de no máximo 65 polegadas, aproximadamente (no formato 16x9). É dessas duas limitações da visão humana que surgem as distâncias confortáveis para se assistir TV.

Para enxergar a máxima qualidade de imagem de uma tela Full HD (resolução 1920 x 1080, ou 2,1 megapixels), você terá que aproximar-se a ponto de não conseguir visualizar a tela inteira de uma só vez, de forma semelhante à experiência em uma sala de cinema. É um modo novo de ver TV. Se isso lhe incomoda, é melhor não gastar dinheiro comprando uma Full HD. Compre uma tela de resolução um pouco menor.

Aqui vão os tamanhos e resoluções mais freqüentes de tela e a distância sugerida para aproveitar o máximo da sua TV:


For Further Reading,

0 comentários:

Postar um comentário

.

 

Popular Posts

Popular Posts On EAB

Man Behind This Blog