LCD ou Plasma ? A pergunta que não quer calar


Technology blog from Bangladesh

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O mercado das televisões está em plena efervescência! Televisor NEW Plasma, TV LCD, TV LED, TV A LASER,  projetores, chegada da TV alta definição, full hd, bluetooth, tv com entrada para PC, entrada USB, entrada para cartões de memória, TV com conversor digital integrado… Não é fácil decidir-se com tntas ofertas e  características distintas.
A primeira pergunta a fazer antes de escolher um televisor é a seguinte : qual é a utilização que vou fazer ? A escolha certa é diferente, se por exemplo esta fizer parte de uma instalação de tipo home cinema é necessário escolher no mínimo um ecrã com diagonal larga e som estéreo. Se for por exemplo para utilizar na cozinha, um ecrã 4/3 com som mono pode ser suficiente.
Uma vez que determinou o seu orçamento, é necessário ver em detalhe as especificações técnicas dos modelos propostos pelos fabricantes. Pelo mesmo preço os televisores têm diferenças grandes. Por vezes aumentar o orçamento de algumas dezenas de euros permite-lhe perpetuar o seu investimento.

A imagem e o ecrã : as características e definições que deve conhecer

As características que permitem avaliar a qualidade de imagem e de ecrã de um televisor são muitas. Pode encontrar na nossa análise as definições indispensáveis para escolher correctamente a sua próxima compra.


Dimensão do ecrã
Quanto maior é o ecrã, mais as imagens são realistas e detalhadas. Uma diferença de alguns centímetros pode fazer uma diferença grande na superfície total. No entanto um ecrã maior não significa sempre um preço mais elevado, sobretudo quando se trata de ecrãs planos. Se considerarmos por exemplo o preço por centímetro quadrado de ecrã, um televisor plasma de 42 polegadas (107 cm) custa menos do que um de 36 polegadas (91 cm). Existe igualmente uma pequena diferença entre a dimensão do ecrã e a imagem real. Um televisor TV LCD utiliza toda a superfície disponível, ao contrário do televisor CRT que tem quase sempre um quadro à volta da imagem. Por conseguinte, um televisor LCD tem uma imagem superior a um CRT mesmo se os dois tiverem um ecrã com as mesmas dimensões.


Formato do ecrã : 4/3 ou 16/9 ?
O formato 16/9 é cada vez mais utilizado e é o formato do futuro. Dentro de alguns anos todos os programas passarão no televisor em 16/9, isto é já verificado com a grande maioria dos filmes e dos DVD. Outro argumento : o campo de visão do olho humano é mais próximo de 16/9 que de 4/3 (maior em largura do que em altura)


Resolução
A resolução indica o número de pontos (pixels) que conta a imagem. Por exemplo uma resolução de 1024x768 indica que a imagem conta 768 linhas de 1024 pontos cada. Quanto maior for a resolução, mais nítida e detalhada é a imagem.


Frequência de actualização
A frequência de actualização de um televisor normal é de 50 Hertz. Este valor indica a velocidade de actualização da imagem (modo entrelaçado) , isto é o número de vezes por segundo em que a imagem é actualizada. Com uma frequência de 50 Hz, podemos observar ligeiras cintilações no ecrã, o que pode provocar dores de cabeça e cansaço visual. Para corrigir este problema os fabricantes desenvolveram a frequência 100 Hz e recentemente 200 Hz. Estes televisores gravam numa memória cada imagem para actualizarem 2 ou 4 vezes a mesma imagem. Esta memória permite igualmente pausar a imagem fixa.


O scan progressivo ou ”progressive scan”
O scan progressivo mostra as imagens linha após linha, ao contrário do modo entrelaçado clássico que mostra primeiro as linhas pares e depois as impares. A função scan progressivo permite eliminar completamente as cintilações e mostrar uma imagem mais pura.


O "Digital Noise Reduction"
O DNR permite eliminar os ruídos ou parasitas e a distorção do sinal vídeo.


Ângulo de visão
O ângulo de visão indica o ângulo máximo onde o espectador pode estar em relação ao ecrã com uma percepção perfeita da imagem. Um ângulo de 160° oferece uma boa visibilidade. Este ângulo é dado em princípio em largura e em altura (prático por exemplo quando desejamos fixar o televisor a uma parede). Fora deste ângulo a imagem fica com menor qualidade devido ao contraste e à luminosidade que ficam modificados.


Contraste
O contraste indica as diferenças entre as zonas escuras e as zonas claras da imagem. Maior é este ratio, mais a imagem é clara. Os ecrãs plasma têm o contraste mais elevado mas os televisores TV LCD obtêm hoje contrastes até 80 000 : 1. O contraste varia muito entre os vários modelos, pelo que não podemos dar um valor médio.


Duração de vida
A duração de vida indica o tempo que vai meter a luminosidade de origem de um televisor a diminuir de metade. A verdade é que muitos pensam que o televisor LCD tem uma duração de vida superior ao plasma, o que é certo é que os dois tipos de ecrã têm uma duração de vida que ronda as 60 000 horas, isto é por exemplo 6 horas por dia durante 27 anos.


Luminosidade
Uma imagem luminosa é apreciável em condições de forte luz ambiente (luz do dia por exemplo). Quanto maior for a luminosidade, melhor o televisor se adapta à luz ambiente. Esta calcula-se em fósforos por metro quadrado (cd/m²), onde um fósforo é igual à luminosidade de uma vela. A luminosidade de um LCD ronda os 500 cd/m² e é superior a 1000 nos televisores plasma.


Tempo de resposta
O tempo de resposta indica o tempo necessário a um pixel para mudar de estado (por exemplo passar do estado « apagado » a « aceso »). Quanto mais pequeno for este valor, mais os pixéis respondem depressa. Este valor deve situar-se abaixo de 25 ms (milisegundos). Acima deste valor as cenas de acção rápidas provocam um efeito de traço luminoso bastante desconfortável para o olho humano.


O diversos tipos de ecrã

Os televisores plasma


O plasma é uma das tecnologias principais que permite a fabricação de televisores com ecrã plano. Ao contrário do tubo catódico que bombardeia uma superfície reactiva com electrões, o plasma consiste numa mistura de gases estimulados electricamente. Estes ecrãs podem mostrar 67 mil milhões de cores, e os mais pequenos têm 32 polegadas de diagonal (81 cm).
Como esta técnica produz pixéis bastante grandes é necessário que o ecrã seja igualmente de dimensões largas. Abaixo das 32 polegadas a tecnologia utilizada é a LCD.
A resolução é um factor importante na escolha de um plasma : nem todos têm a mesma e é necessária uma resolução alta para poder visionar programas HDTV (Alta Definição).


Comparar os modelos e preços de Televisor Plasma


Os televisores LCD


Os televisores LCD são tão finos como os de plasma mas podem ser fabricados com tamanhos de ecrã mais pequenos.
O LCD (Liquid Crystal Display) funciona com estimulação eléctrica de células verdes, vermelhas e azúis que contém cristais líquidos.
A técnica é idêntica à utilizada nos ecrãs de computador portátil, telemóvel...

Comparar os modelos e preços de TV LCD

Tipo de TV
Vantagens
Desvantagens

Televisores plasma

  • Luminosidade e contraste
  • Qualidade das cores
  • Grandes dimensões do ecrã
  • Funciona bem em condições de forte luz ambiente
  • Desvantagens
  • Tamanho dos pixéis
  • Risco de "burn-in"
  • Consumo eléctrico elevado (dobro do LCD)

Televisores LCD

  • Sem risco de "burn-in"
  • Alta resolução (HD)
  • Duração de vida elevada e fraco consumo eléctrico
  • Preço elevado dos ecrãs de grande diagonal (acima de 46 polegadas)
  • Menor ângulo de visão
  • Contraste fraco


As ligações : veja com atenção
As ligações possíveis num televisor é um ponto importante. De facto, antes da compra de um televisor é necessário saber que tipo de equipamento deseja ligar no mesmo. Pode ser por exemplo um leitor DVD, um gravador digital, uma consola de jogos ou até um computador. Deve de seguida assegurar-se que estas ligações estão disponíveis no televisor. Pode encontrar no nosso guia as ligações mais frequentes. Por outro lado os cabos e conectores utilizados têm uma grande influência na qualidade do sinal e por conseguinte na imagem e no som. Se investir numa instalação topo de gama, escolha de preferência cabos profissionais .


Peritel ou SCART é um standard de origem francesa. Trata-se de um conector analógico que transmite som e imagem. Esta ligação é muito frequente e está incluida na maioria dos leitores de DVD, descodificadores digitais (TDT e satélite). No entanto a ligação Scart não permite a transmissão de vídeo em Alta Definição (HD).
Comparar os modelos e preços de Euroconector / SCART


DVI (Digital Visual Interface). Trata-se de um conector vídeo digital que transmite apenas os sinais de imagem. O DVI muito conhecido no mundo da informática consegue transmitir sinais de vídeo em Alta Definição (HD)
Comparar os preços dos cabos DVI


HDMI (High Definition Multimedia Interface). Um conector prático e pequeno que acompanha igualmente muitos computadores portáteis e que permite a transmissão rápida de sinais som e vídeo digitais, inclusivé em Alta Definição (HD) e até dispõe de uma função de criptagem (HCDP : High Bandwidth Digital Content Protection) que permite a protecção de conteúdos contra a cópia.
Comparar os modelos e preços de Cabos HDMI


S-Vídeo : Conector analógico redondo com 5 pinsque assegura a transmissão da imagem. A seguir ao Euroconector (SCART), o S-Vídeo é a ligação que oferece a melhor qualidade de imagem. Esta ligação encontra-se em quase todos os computadores portáteis e permite por exemplo transmitir imagens do computador para o televisor.
Comparar os modelos e preços de S-Vídeo / S-VHS


Vídeo composta : Cabo analógico com o formato RCA que permite a transmissão de som (portas vermelha e branca) e da imagem (porta amarela). Este conector é bastante antigo e oferece uma qualidade de imagem média, inferior à de um cabo S-Vídeo.
Comparar os preços dos cabos vídeo composta


Cabo YUV : Cabo analógico de formato RCA que assegura a transmissão de imagem. Este formato é menos utilizado e encontra-se sobretudo em aparelhos profissionais ou de topo de gama. O conector YUV consegue igualmente transmitir sinais em Alta Definição (HD).
Comparar os preços dos cabos YUV


O som : as diversas tecnologias de som


Mono
: O som monofónico é já bastante ultrapassado mas é ainda utilizado em certos modelos de televisor de tamanho pequeno. Mono significa que existe apenas um canal audio.


Stereo
(estéreofónico): Os sistemas stereo ou Nicam stereo são muito utilizados. O stereo utiliza dois canais audio (direita e esquerda) para que o som seja mais dinâmico. Um televisor estéreofónico que disponha de uma saída audio pode ser ligado a um leitor Hi-Fi ou sistema audio Home Cinema, desta forma o som passa pelas colunas que em princípio são mais potentes.


Nicam
Acrónimo de ” Near Instantaneous Companded Audio Multiplex". O som é codificado em digital para ser transmitido paralelamente à imagem e é depois descodificado pelo televisor. Se o televisor estiver equipado com este sistema, o som ouve-se em stereo, caso contrário o som é difundido em mono.


Virtual Dolby Surround
Um sistema bastante recente de reprodução de som que permite obter um efeito "surround" com apenas 2 ou 3 colunas.


Dolby Prologic
DPL (Dolby ProLogic) é um sistema com 2 canais que estão separados em 4 canais cada um (direita, esquerda, centro e surround). Os 3 canais centrais transmitem em estéreo e o canal de trás em mono. A voz é reproduzida nos altifalantes centrais e os efeitos sonoros vão de direita a esquerda e de frente para trás consoante a cena do filme.


Dolby Digital
Este sistema baseia-se no Dolby ProLogic, mas apresenta duas diferenças significativas. Os canais de trás são em estéreo o que permite um efeito de movimento a 360 graus. Este sitema possui igualmente um canal suplementar para uma caixa de ressonância de baixos. Trata-se aqui do sistema de reprodução 5.1 (cinco altifalantes + uma caixa de baixos).


A televisão digital terrestre ou TDT

A TDT é uma tecnologia de difusão em sinal digital transmitida por via hertziana, este sinal digital existia apenas através da TV cabo ou graças a uma antena satélite. O lançamento em Portugal foi feito em Abril de 2009 e a infraestrutura de rede será finalizada em princípio em 2012. O utilizador apenas terá de adquirir um descodificador digital compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264 para poder disfrutar da TDT. Esta tecnologia permite uma qualidade de som e imagem superiores à actual “televisão analógica terrestre“.


For Further Reading,
COMPARATIVO TV LCD, guia de compra conversor digital, guia de compra de tv lcd, GUIA DE COMPRA TVS DIGITAIS, HDMI, HDTV, LCD 2009, LED E PLASMA, MELHOR LCD, tv a laser, TV DE PLASMA OU LCD?

0 comentários:

Postar um comentário

.

 

Popular Posts

Popular Posts On EAB

Man Behind This Blog