An�lise das c�meras digitais mais populares


Technology blog from Bangladesh

[ N?O H? LINKS NESTA MAT?RIA ]Apesar da popularidade das c?meras em celulares, as digitais compactas ainda levam vantagem quando o assunto ? versatilidade e qualidade de imagem. N?o maiores que um ma?o de cigarros, elas s?o discretas, f?ceis de usar e entram em qualquer bolso, podendo ser assim a companhia ideal para qualquer atividade formal ou informal, como passeios, reuni?es de fam?lia, viagens de lazer ou de neg?cios e at? mesmo baladas.
Sendo assim, passado mais de um ano, o Laborat?rio Digital volta a esse assunto e analisa algumas c?meras digitais compactas que voc? pode encontrar no mercado.

Os participantes

Devido ? grande variedade de fabricantes e modelos de c?meras, preferimos nos concentrar nas principais marcas, e destas responderam ao nosso convite a Canon, com sua Powershot SD1200 IS, a Fujifilm com a FinePix J10, a Panasonic, com a Lumix FX56 e a estreante Samsung, com a PL50. Entre as empresas convidadas que n?o puderam participar - por estarem trocando de linha ou n?o terem equipamentos para avalia??o - est?o a Sony e a Olympus.
Se comparado com o teste do ano passado, o que pudemos notar ? que apesar dos pre?os terem ca?do sensivelmente ? na m?dia em torno dos R$ 800 ? a resolu??o do sensor parece ter se estabilizado na faixa dos 8 a 10 megapixels. Isso ? um bom sinal de que o n?mero de pontos da tela come?a a perder import?ncia na c?mera dos sonhos dos consumidores em favor de recursos mais elaborados capazes de produzir melhores imagens.

Estabiliza??o de imagem

Apesar de o mercado, de tempos em tempos, eleger um super recurso que parece at? justificar a troca da sua c?mera atual por uma mais nova ? como sistema de foco por detec??o de face e suas varia??es como sensor de sorrisos ou anti-piscada de olhos ?, ainda achamos que um recurso que realmente mudou a vida dos fot?grafos para muito melhor foi o estabilizador de imagens. Esse, por sinal, ? um dos poucos quesitos que colocamos no nosso convite, de modo que todos os participantes oferecem pelo menos esse recurso.Ele ? particularmente interessante em ambientes internos ou mal iluminados para uma c?mera, como os interiores de casas ou situa??es onde n?o se deseja o efeito duro e chapado da luz de flash. Com o estabilizador ? poss?vel obter imagens com uma ilumina??o mais natural e bem mais de acordo com a vis?o do fot?grafo.
No geral, os fabricantes implementaram esse recurso por meio de duas t?cnicas diferentes: a mais simples ? aumentando a sensibilidade do sensor de imagem (o chamado ISO boost), permitindo assim o uso de velocidades maiores. O grande problema dessa solu??o ? que o resultado final pode ser uma imagem mais granulada, o que pode n?o ser do agrado de alguns usu?rios. De fato, o mesmo efeito pode ser obtido por c?meras ?sem estabiliza??o?, bastando apenas aumentar a sensibilidade ISO para 800 ou at? 1.600. Entre as participantes, aquela que adotou essa solu??o ? a J10 da Fuji. A Samsung adota um sistema batizado de DIS, o qual acreditamos ser algum tipo de ajuste por software, j? que a imagem demora alguns segundos para ser processada e apresentada na tela.  Outra solu??o mais elegante, por?m mais complexa, ? a chamada ?lens shift?, na qual sensores montados na c?mera identificam os movimentos involunt?rios do fot?grafo, corrigindo esse problema movimentando, em tempo real, um dos elementos ?pticos da sua objetiva. Com isso ? poss?vel minimizar o efeito de tremedeira mantendo a exposi??o correta. Esse ? o caso da Panasonic e da Canon.
De qualquer modo, vale a pena observar que a efici?ncia do estabilizador de imagem tem seus limites, de modo que o sistema n?o consegue compensar movimentos r?pidos ou bruscos. A dica mais b?sica e ideal, no entanto, ? que o fot?grafo procure segurar firme a c?mera na hora de bater a foto.
Dos modelos analisados, apenas a Powershot SD1200 IS ainda vem equipada com um visor ?ptico, enquanto que nos outros modelos o enquadramento tem que ser feito pela tela LCD. As telas, ali?s, tamb?m n?o variaram muito - 2,5? a 2,7? -, assim como sua resolu??o - 230 mil pontos. A exce??o ficou por conta do modelo da Fuji com apenas 115 mil pontos. Isso n?o interfere na qualidade final da imagem, mas pode interferir na leitura das informa??es na tela.
A rela??o de aspecto dessas telinhas ? o 4:3 - o mesmo das TVs de tubo -, que por sinal ? o mesmo formato adotado por todas as c?meras, apesar da J10 tamb?m oferecer o formato 3:2 - a mesma dos fotogramas de filme 35 mm - e a Powershot e a PL50 oferecerem o formato 16:9, o mesmo das TVs LCD. A Lumix ? a ?nica a oferecer esses tr?s formatos.

Op??es de armazenamento

Uma tend?ncia que come?a a se consolidar nesse mercado ? a padroniza??o do formato de cart?o de mem?ria ao redor do padr?o SD, al?m de suas variantes como o MMC e o SDHC. Mesmo empresas como Olympus e Fuji, que apoiam um padr?o pr?prio, o xD Picture Card, agora tamb?m aceitam SD (caso do J10).
Como ? comum nos modelos de entrada, alguns j? v?m com um banco de mem?ria interna, o que permite que o usu?rio possa bater algumas fotos sem ter adquirido um cart?o de mem?ria.
Nesse quesito, quem leva a melhor ? a Lumix, que j? vem com 50 MB de mem?ria interna (mais 2 GB em SD), seguido pela Samsung PL50, com 30 MB de mem?ria interna e nenhum cart?o. A Canon Powershot n?o costuma vir com mem?ria embutida, mas a Elgin inclui um cart?o SD de 1 GB no seu pacote.
Em termos de conectividade com o PC, todos os fabricantes utilizam portas USB 2.0, mas o que n?o nos agradou muito ? o fato das empresas equiparem seus modelos com conectores de desenho pr?prio. Se de um lado ganha o fabricante que utiliza apenas um conector, do outro perde o usu?rio que se v? obrigado a carregar um ou mais cabos na sua bagagem (e reze para n?o perd?-lo). Uma meia-solu??o honrosa foi encontrada pela Canon, que apesar de usar o mesmo conector para dados e v?deo, aceita tamb?m um cabo USB 2.0 mini padr?o.

Baterias

Com rela??o ?s baterias, para ganhar em espa?o todos os modelos analisados vieram com baterias recarreg?veis de desenho propriet?rio, o que pode ser uma ben??o por n?o ter que gastar dinheiro com pilhas. Ou uma maldi??o caso voc? precise de uma reposi??o num momento qualquer. Com exce??o do modelo da Samsung, que recarrega sua bateria dentro da c?mera, recebendo energia via cabo USB vinda de um PC ou adaptador de rede el?trica, todos os modelos vieram equipados com carregadores tradicionais externos.
A vantagem da solu??o da Samsung est? na sua simplicidade, mas ela tamb?m apresenta desvantagens, j? que o usu?rio tem que parar de fotografar para recarregar sua bateria, ao contr?rio de outros modelos que podem fotografar com uma bateria e manter outra no carregador.
Vale a pena observar que tanto o modelo da Canon quanto da Panasonic tamb?m podem funcionar ligados na rede el?trica, mas tal acess?rio s? ? oferecido como um opcional.

Modos de cena

Essa talvez seja a ?rea onde os fabricantes mais tentam inovar oferecendo ajustes pr?-programados cada vez mais sofisticados e que procuram atender as necessidades mais imprevistas.
No geral, todos os modelos analisados possuem um ou mais modos para retratos, paisagens, cenas de a??o/esportes, macro, cen?rios noturnos, fogos de artif?cio, por do sol, etc.
A J10 da Fuji, por exemplo, possui modos de cena espec?ficos para fotografar documentos impressos ou ser usado dentro de museus. A Powershot tem um programa para crian?as e animais, incluindo peixes em aqu?rios. A Lumix tamb?m tem programas para mascotes - com op??o de registrar seu nome e idade - e um modo que adiciona bordas decorativas nas fotos. J? a Samsung oferece um curioso modo ?guia de enquadramento? que ajuda o usu?rio a tirar diversas fotos com o mesmo enquadramento, mesmo sem usar um trip?, al?m do chamado ?beauty shot?, que retoca a pele de uma pessoa para parecer mais suave e bonita.

Nossas conclus?es

Pela nossas an?lises, a Lumix FS6 da Panasonic (R$ 899) ? o produto que oferece a melhor rela??o entre pre?o e desempenho. E por causa disso ? a marca que receber? nossa Escolha do Olhar Digital. Apesar de ser um equipamento de 8 megapixels, ela vem equipada com uma lente DC Vario-Elmarit com a chancela da Leica, uma marca que realmente agrega valor ao produto. Fora isso, junto com a Canon a FS6 foi a que ofereceu o sistema de estabiliza??o mais eficiente e a que j? vem com mais mem?ria j? inclusa - 50 MB internos + um SD de 2 GB. A Canon Powershot seria uma s?ria candidata a bater a Lumix, mas ela sofre do mesmo problema de seu antecessor avaliado no ano passado: seu pre?o est? bem acima da concorr?ncia - R$ 1.299.
Para aqueles que ainda levam o n?mero de megapixels como principal fator de decis?o numa compra, nossa sugest?o fica por conta da PL50 da Samsung - R$ 799 ? que, apesar de ser nova no nosso mercado, apresenta uma solu??o muito interessante por um pre?o bastante agressivo como ? costume da empresa. Seu grande atrativo estaria na abertura da sua objetiva zoom, que no modo grande angular chega at? 28 mm - contra 33 mm da Lumix. Em contrapartida, seu sistema de estabiliza??o de imagem n?o nos pareceu t?o eficiente quanto o da Lumix, al?m de demandar uma consider?vel perda de tempo (ou time lag) entre duas fotos.

Publicidade

Voc? tamb?m pode se interessar por:


For Further Reading,
Anlise, cmeras, digitais, populares

0 comentários:

Postar um comentário

.

 

Popular Posts

Popular Posts On EAB

Man Behind This Blog