Diferença entre TV LED, LCD E PLASMA


Technology blog from Bangladesh

Antenados? A TV digital terrestre precisa sim de uma boa antena


sexta-feira, 18 de junho de 2010, 17:07:24 | Blog da TV digitalGo to full article

O termo “TV digital” é usado para representar um sistema de TV aberta – terrestre -, transmitido pelo ar, gratuitamente. Esse sistema, chamado tecnicamente de COFDM, é muito mais eficiente que o sistema convencional de transmissões analógicas. Possibilita uma ótima recepção, inclusive em alta definição, sem fantasmas e ruídos e sem a necessidade – na maioria das localidades – de grandes antenas externas, em telhados de casas ou no alto dos prédios. Por isso, a TV digital aberta vai substituir a TV analógica, em alguns anos.

Mas, obviamente, para captação desse sinal digital, via “ar” é necessário o uso de uma boa antena receptora. Então, são necessários três equipamentos: antena de recepção, conversor e TV.

O Conversor pode estar embutido na TV, mas a antena não. Porque os circuitos e as partes metálicas da TV interferem no desempenho da antena. Até mesmo  quando a antena está muito próxima do televisor ou presa a ele. Portanto a antena tem que ser adquirida separadamente.

Então, um desenho básico do sistema é:

desenho-tv_conversor_antena

Antena – conversor – TV Ou: Antena e TV (com conversor embutido)

Antena conectada direto na TV: nesse caso, a antena deve ser ligada na entrada onde está, geralmente, escrito: (Ant IN Air). Essa conexão tem que existir, em toda TV com conversor embutido.

antena_TV_tvcabo

Além disso, a mesma  TV tem uma outra entrada com o mesmo tipo de conector (F) , onde deve estar escrito CABLE IN (TV a cabo). Portanto, é perfeitamente possível receber na mesma TV, o sinal digital (TV aberta) e o sinal de TV a cabo (assinatura), bastando para isso selecionar a entrada de sinal pelo controle remoto da TV.

Então, não é possível usufruir dos benefícios da  TV digital aberta e gratuita, sem utilizar  uma antena receptora.

Na maioria das lojas, que vendem televisores LCD, mesmo com conversores embutidos, percebe-se que o cliente sempre faz a mesma pergunta: “comprando essa TV, já com conversor incluso, eu terei os canais digitais” ?

Geralmente, os vendedores se apressam em dizer: sim basta isso. Não é verdade. A maioria das pessoas se esquece da antena, que é absolutamente necessária; e precisa também ser de boa qualidade, bem dimensionada.

Em muitas cidades, onde já existem transmissões digitais, é possível ter uma boa recepção utilizando-se de pequenas antenas internas.

Entretanto, em locais mais distantes dos transmissores ou em locais onde o sinal chega com baixa potência – devido a obstáculos como árvores ou presença de muitos prédios próximos  ou mesmo em cômodos da residência, debaixo de lajes, longe de janelas, abaixo do nível da rua – fica mais difícil, às vezes, receber o sinal sem que haja interrupções momentâneas. Essas interrupções provocam efeitos na tela como: ”congelamentos”, as chamadas “digitalizações”, os ruídos, em forma de blocos, ou em casos mais críticos a informação de sinal fraco ou falta de sinal.

Nesses casos é preciso colocar a antena mais próxima de uma janela, voltada para os transmissores das emissoras (Em BH, a Serra do Curral), ou mesmo ter uma antena na área externa, mas sem, necessariamente, estar no alto de um prédio ou casa. É importante buscar informação especializada ou pedir indicações antes de comprar uma antena.

As primeiras antenas, lançadas no mercado, para TV digital, mesmo de fabricantes famosos, em sua maioria, apresentaram constatadamente problemas de qualidade e dimensionamento. Tais problemas dificultam a recepção, mesmo em locais onde o sinal das emissoras está num padrão bem aceitável, com boa intensidade e qualidade. A nossa emissora vem fazendo testes para verificar a cobertura do sinal e pode, inclusive, instalar repetidoras em locais considerados de “sombra”- nível abaixo do padrão desejado -.

O consumidor deve se orientar, considerando em principio três fatores antes de escolher o tipo de antena:

1) Questionar os vendedores  de  televisores,  com conversores embutido, ou vendedores de conversores externos, sobre a  disponibilidade de antenas,   pedindo inclusive indicação  de uma  marca de antena  e  local de compra.

2) Em segundo, buscar informações, indicações, sobre antenas utilizadas por vizinhos e que deram bom resultado.

3) Testar, primeiramente, uma boa antena interna combinando com o vendedor uma possível troca – se a mesma não funcionar na localidade desejada, pois a única formar precisa de atestar isso é experimentando.

Após dois anos do lançamento da TV digital, a qualidade das antenas produzidas e disponíveis atualmente já melhorou bastante.

William Nunes

Engenharia TV Globo


Go to commentsComments (4)

TV Globo na Bienal do Livro de Minas 2010


quarta-feira, 2 de junho de 2010, 15:16:16 | Blog da TV digitalGo to full article

Eventos_Bienal

A imagem acima ilustra o stand montado na Bienal do Livro pela TV Globo Minas. O evento ocorreu entre os dias 14 e 23 de maio em Belo Horizonte/MG e foi um grande sucesso, atingindo um total de 250 mil visitantes.

O objetivo do stand era apresentar aos visitantes detalhes sobre a TV digital, esclarecendo suas dúvidas e a produção de conteúdos para TV 3D. Abaixo segue o conteúdo exposto:

TV digital


Eventos_Bienal2


Exibição site Tvglobodigital.com – TV LCD 45″

Eventos_Bienal3


Sinal do Canal 12 – TV Led 40″

Eventos_Bienal6


Blue Ray HD – TV LCD

Eventos_Bienal5


42″ XDCAM Full HD – TV LCD 42″


Eventos_Bienal7


Sinal one-seg (celular/TV portátil/lap top com recepção pen TV)

TV 3D


Eventos_Bienal4


TV de 46″ com exibição passiva, utilizando óculos com polarização circular.

Eventos_Bienal10

Mais de 3000 pessoas, por dia, passaram pelo stand. A TV 3D foi a maior sensação, principalmente para as crianças, que não faziam idéia do que era a imagem 3D. Muitas delas fizeram a visita mais de duas vezes, só para rever a comercialização que parecia sair da telinha. Depois de tentar “pegar” na imagem exibida, elas pediam para levar o óculos como lembrança e brincavam navegando no site da TV Digital.

Eventos_Bienal11

A novidade também atraiu os adultos que só não pularam na TV porque estavam tímidos. Mas não faltaram bons comentários e perguntas sobre a diferença entre os sinais, as TV’s e, claro, sobre quando poderiam ter o 3D em casa e quanto pagariam para isso.

Cris Mafra

Engenharia – TV Globo


Go to commentsComments (1)

Plasma ou LCD, LED ou Oled e TV de tubo: qual a melhor opção do momento?


quinta-feira, 15 de outubro de 2009, 17:21:11 | Blog da TV digitalGo to full article

Em 1879, o americano Tomas Edson inventou a lâmpada. Depois, fazendo experiências com a conversão de corrente elétrica em luz, ele criou algo incrivelmente parecido: o cinescópio. Este nada mais é do que o tão conhecido tubo de imagem (CRT). Esse invento fez então surgir o monitor de TV.

Muitos me perguntam quem veio primeiro: a câmera ou o monitor? A câmera surgiu após a descoberta da célula fotoelétrica (conversão de luz em corrente elétrica), em 1921, por Einstein.  Não há dúvida: o monitor de TV veio primeiro.

Desde então, com a evolução dos processos de fabricação e novos inventos, as câmeras evoluíram para a tecnologia CCD; e as câmeras de tubos deixaram de ser fabricadas. No caso dos monitores/televisores a evolução fez surgir, até o momento, mais quatro tipos de tecnologias para telas de vídeo – LCD, plasma, LED TV e OLED.

Curiosamente, os cinco tipos convivem ainda no mercado. Atualmente é possível comprar qualquer um deles – de grandes e conceituados fabricantes. Por isso, obviamente, o consumidor está sempre se perguntando: qual a melhor opção do momento?

A seguir apresentamos um quadro comparativo entre as tecnologias disponíveis. O que comprar? “Você decide”.

TV LCD (divulgação)


Tecnologia, evolução, construção


LCD – (Liquid Crystal Display) – é uma tecnologia onde a tela funciona como um anteparo que controla a passagem da luz, para formar a imagem. No TV de LCD, existe uma iluminação traseira (back light) atrás da tela de cristal liquido, feita por uma lâmpada tipo fluorescente.

TV LCD

Conforme o controle eletrônico (corrente elétrica) os pontos brilham ou não, ou seja, a imagem é formada pela permissividade ou não de passagem da luz emitida por trás. Sem corrente elétrica, o cristal liquido é transparente. Na presença da corrente, ele se torna opaco.

Vantagens - Baixo consumo de energia


- Melhor eficiência comparando-se com os antigos televisores de tubos (CRT)


- Menor desgaste da tela (Display)


- Custo de manutenção menor do que os de plasma e CRT


- Melhor geometria, Tela fina e leve

Desvantagens


- Baixa resolução principalmente em vídeo composto analógico (TV a cabo)


- Ângulo de visão reduzido


- Iluminação mínima constante das partes pretas, reduzindo o contraste


- Falta de uniformidade da luz traseira provocando deformação da imagem

LEIA TAMBÉM: Saiba como escolher uma TV LCD


Plasma (divulgação)

PLASMA

Tecnologia, evolução, construção


Tela formada por células com gás em seu interior, montadas entre duas partes de vidro, que emitem ondas eletromagnéticas quando excitadas pela corrente elétrica. O gás então ionizado pela presença da corrente elétrica se transforma em plasma, emitindo luz.


O brilho da tela é reforçado pela presença de uma camada de fósforos que brilham, excitados pelo plasma.


Vantagens


- Emissão de luz pelas células da tela, proporcionando melhor brilho, contraste e resolução


- Cenas escuras, com corte de luz


- Melhor ângulo de visão


- Melhor uniformidade da luz em todas as partes da tela

Desvantagens


- Maior índice de desgaste e defeito, devido às fontes para excitar as células


- Maior emissão eletromagnética – luz ultra-violeta


- Aparelho com maior profundidade e mais pesado


- Dificuldade de montagem de telas menores do que 40”

Led TV (divulgação)

TV LCD de LED (Led TV)

Tecnologia, evolução, construção


É o mesmo TV de LCD, com uma modificação importante: a iluminação traseira, que no LCD convencional é feita por lâmpadas; no TV com LED, é feita por um painel de diodos emissores de luz, montado atrás do display de cristal Liquido. A tela é a mesma do TV LCD.

Vantagens


- Permanece com Baixo consumo de energia


- Maior uniformidade da luz traseira


- Melhor resolução em vídeo componente e HDMI


- Profundidade ainda mais reduzida – os Leds ocupam menor espaço do que as lâmpadas (back light)

Desvantagem


- Também apresenta baixa resolução em vídeo composto analógico


- Como é uma tecnologia nova, o custo ainda está muito alto

Oled TV (divulgação)

OLED (Organic Light-emitting diodo)

Tecnologia, evolução, construção


Tela feita por polímeros, com material tipo orgânico, com emissão de luz própria. Pode-se fazer uma analogia com o vaga-lume, cujo estudo deu vida a essa tecnologia. Sistema ainda adotado somente pela Sony.


Vantagens - Emissão e corte de luz pelas próprias células da tela. Não necessita de backlight adicional


- Melhor brilho e contraste


- Melhor ângulo de visão


- Tela fina e flexível        
- Maior resolução


- Baixíssimo consumo

Desvantagens


- Custo ainda muito alto.


- As telas ainda são reduzidas, não chegando a 40”.


- A durabilidade da tela ainda é baixa e depende da evolução dos processos de fabricação

TV-de-tubo (divulgação)

TV de tubo (CRT- Cathode Ray Tube)


O tubo de imagem é uma montagem em um bulbo de vidro a vácuo, de três eletrodos (catodos) que aquecidos pela corrente elétrica  emitem elétrons que são acelerados em direção a uma tela de fósforos. É necessário circuitos de alta tensão para fazer os elétrons chegarem até a tela, depois de passarem por uma máscara de convergência que corta a maior parte do feixe. A convergência significa assegurar que o feixe do canal verde atinja somente os fósforos verdes, e a mesma coisa para os feixes vermelho e azul.

Vantagens


- Emissão de luz na própria tela de fósforos


- Alto brilho e contraste


- Boa resolução


- Excelente ângulo de visão


- Baixo custo atual dos televisores maiores

Desvantagem - Geometria – ocupam muito espaço


- Emissão eletromagnética


- Erros de convergência nos cantos da tela


- Desgaste dos catodos provocando variações nas cores e baixa vida útil do cinescópio.


- Maior consumo de energia

Por Willian Nunes

Engenharia


TV Globo


Go to commentsComments (142)

Interatividade em suas mãos


quinta-feira, 3 de setembro de 2009, 11:59:55 | Blog da TV digitalGo to full article

No Congresso SET 2009 a interatividade foi um dos grandes destaques. Após o lançamento da TV digital no Brasil, as empresas investem na pesquisa e implantação de aplicações interativas, como o acesso a Internet pela TV e envio de opiniões aos programas em tempo real.

Se você ainda não ouviu falar em Ginga ou Middleware, não se preocupe, apesar dos termos não serem tão novos assim, suas difusões vem crescendo aos poucos e já começam a não ser restritas aos especialistas.


Middleware é o sistema de comunicação entre o hardware e as aplicações interativas para TV digital.


Ginga é o nome do Middleware Aberto do Sistema Brasileiro de TV Digital – SBTVD que é subdividido em dois subsistemas principais interligados, o Ginga-NCL e Ginga-J. Saiba mais sobre este sistema no site www.ginga.org.br.


Mas a novidade principal apresentada pela TQTVD (www.tqtvd.com) junto a Visiontec (www.visiontec.com.br) é a possibilidade do usuário participar da programação exibida pelas emissoras de TV usando apenas o próprio controle remoto.

O Middleware Astro TV desenvolvido pela TQTVD em Ginga-J trás, em caráter experimental, informações sobre a novela Caminho das Índias como mostra a imagem abaixo:

Middleware1A-400x300


Inicialmente o aplicativo trás todas as informações sobre a novela e permite a participação do telespectador por meio de enquetes, utilizando apenas o controle remoto.

Você vai poder acessar informações sobre os capítulos anteriores, além de enviar opiniões pela TV? Pois é, isso é o mínimo que os especialistas pretendem implementar.

Para os amantes de futebol, a novidade trará todas as informações dos campeonatos e jogos em todo Brasil. Durante a transmissão de um jogo, a escalação dos times e muito mais permanecerá a um clique de distância, basta usar o controle.


futebol-400x400

Mas se você não se interessa por nenhum desses assuntos, aproveitará a novidade com a expansão do sistema para todas as áreas com rico conteúdo em tempo real.

Middleware4-300x400

Ainda não satisfeito? O que acha de jogar Tetris para relaxar?

Middleware5-400x400


Pois é, este é só um exemplo das possibilidades que a nova plataforma da TV digital trás para você.

Go to commentsComments (8)

BroadBand TV é um dos temas mais discutidos no seminário


sexta-feira, 28 de agosto de 2009, 13:02:09 | Blog da TV digitalGo to full article

BroadBand TV foi um dos cases mais discutidos no seminário, de acordo com o Engenheiro Marcos Álvares. Hoje, no Brasil, somente a Samsung possui monitores com esta tecnologia. A TV vem com aplicativo de internet já instalado. O projeto só foi viabilizado a partir de uma parceria da empresa com o Portal Terra.

A palestra “Broadband TV: Ameaça ou Oportunidade?” foi ministrada pelo Diretor de Engenharia da TV Globo Fernando Bittencourt e uma das perguntas mais frequentes foi: “Onde e como este tipo de tecnologia pode atrapalhar o business dos Broadcasters?”

Saiba mais: LED TV promete desbancar as telas de LCD e plasma

Além da novidade sobre



Samsung LED TV

broadband TV, a Samsung apresenta mais uma inovação tecnológica que invade os assuntos da SET 2009.



A LED TV utiliza luzes LED e por isso possui melhor qualidade e nitidez de imagem que a alta definição convencional, consumindo menos energia. Os decoradores agradecem o design e fina espessura do televisor.

Por Cris Mafra

Engenharia TV Globo


Go to commentsComments (1)

Unidade Móvel Salvatore


quinta-feira, 27 de agosto de 2009, 22:17:18 | Blog da TV digitalGo to full article

um

A UM, de 13 metros, foi projetada por Salvatore de Luca e pode ser considerada uma emissora móvel pronta para transmissões em Full HD. O projeto é uma pesquisa realizada na Globo Rio e na Globo São Paulo.

A Unidade trabalha com até 48 sinais de vídeo e áudio 5.1. Ela é equipada com duas mesas de corte, para transmissão de dois eventos simultâneos, com 20 câmeras, 8 servidores (EVS) e 12 sinais externos.

Toda a monitoração é feita por multiviwer. A câmera HD (foto) possui uma lente com zoom óptico de 100x com estabilizador e é a única na América Latina.

Câmera HD

Mais informações sobre a SET Broadcast & Cable nesta sexta.

Por Cris Mafra

Engenharia TV Globo



Go to commentsComments (2)

Conheça a Câmera Robô e uma poderosa estação de controle


quinta-feira, 27 de agosto de 2009, 21:49:02 | Blog da TV digitalGo to full article

Câmera RobFabricado pela empresa Telemetrics INc. – Câmera Control Systems, o robô ex310 foi projetado para trabalhar com qualquer tamanho e tipo de câmera. Possui comunicação via fibra e pode ser controlado também pela internet ou por rádio.

A estação de controle tem capacidade para receber sinais Full HD, de 50 câmeras simultaneamente, e pode memorizar 160 movimentos, para cada uma.

As configurações de foco e enquadramento e os movimentos são gravados e acionados por um remoto. Para rever um movimento basta um toque na tela de supervisão.

Mais detalhes sobre o equipamento no site do fabricante.

Por Cris Mafra

Engenharia TV Globo


Estação de controle Estação de controle

Go to commentsComments (2)

Veja fotos da Feira Broadcast & Cable


quinta-feira, 27 de agosto de 2009, 16:11:54 | Blog da TV digitalGo to full article




Feira Broadcast & Cable – Equipamentos TV digital 




Profissionais da TV Globo participam da Broadcast & Cable




Steadycam




Demonstrações de  câmeras e equipamentos




Jornal Hoje na Broadcast & Cable




Estúdio HDTV




Estúdio HDTV

Go to commentsComments (1)

Terra de Minas em Alta Definição


terça-feira, 25 de agosto de 2009, 15:57:25 | Blog da TV digitalGo to full article

Terra de Minas

Com a chegada da TV digital, expandimos nossos horizontes e vivemos uma nova experiência em ver televisão.  Um dos grandes pilares desta nova tecnologia é a possibilidade de programas em alta definição. A TV Globo Minas produz e exibe, desde abril de 2008, o Terra de Minas em HD (High Definition).


A captação das imagens é feita utilizando uma câmera da Sony com 1080 linhas de resolução e gravação digital. Para ser ter uma idéia, a TV analógica possui apenas 480 linhas de resolução.


O conteúdo HD filmado é transferido para uma estação de edição não-linear computadorizada por meio de uma conexão de rede, sem nenhuma perda de qualidade. Como fazemos ao transferir as fotos de uma câmera digital para o nosso computador.


Na ilha de edição, o conteúdo é pós-produzido e são inseridas no programa as artes e efeitos especiais.Ao término da edição, o Terra de Minas é então transferido para um servidor de exibição, que reproduz o programa para o transmissor da TV Digital da Globo Minas.

Com esse processo todo digital e em alta definição, a qualidade das imagens do Terra de Minas para quem recebe a TV digital em casa é praticamente a mesma que foi captada na câmera, ou seja, sem perdas.

Tudo isso produz uma nova sensação de assistir ao programa com as belezas e a cultura de Minas vistas com qualidade impecável. Se você ainda não tem a TV digital em casa, busque informações com a emissora de TV e lojistas e experimente as maravilhas de Minas em alta definição.

Por Juliano Zenóbio

Engenharia Globo Minas

Serviço


O Terra de Minas é exibido em HDTV na Globo Minas aos sábados, às 11h55 e na Rede Integração Uberlândia no mesmo dia, às 8h.

Veja toda a programação da Globo em HDTV

Go to commentsComments (0)

O controle está em suas mãos


sábado, 20 de junho de 2009, 10:47:16 | Blog da TV digitalGo to full article

A TV aberta continua sendo o meio mais democrático de acesso à informação e entretenimento no Brasil. É gratuito, atende todas as camadas da sociedade e acima de tudo, coloca o controle na mão do cidadão. Agora, com a TV digital, podemos escolher assistir à TV com a maior riqueza de detalhes possível em telas de alta definição ou então em qualquer lugar, a qualquer momento pelo celular ou TV portátil.

Todos nós sonhamos em assistir à final de uma Copa do Mundo de Futebol dentro do estádio. Porém, o preço do ingresso não é para todos, há um número limitado de lugares no estádio, sem contar a distância que separa uma pessoa no Brasil ao FNB Stadium (ou First National Bank Stadium) – estádio da final da copa do Mundo na África do sul em 2010. Graças à TV Digital, milhões de pessoas têm a sensação de estarem próximos de Kaká, de Robinho ou de seu ídolo. Com quatro vezes mais pontos na tela do que a TV convencional e som de altíssima qualidade, a TV Digital é a prova da democracia por meio da tecnologia, levando pessoas virtualmente a outro lugar em outro país, gratuitamente.

Ampliamos nossa capacidade de ter acesso à informação pois no ônibus ou no carro (como passageiros, é claro) podemos assistir aos jornais, acompanhar os fatos com uma TV portátil. Em breve teremos um canal de retorno adequado (quem sabe por Wimax?) para termos interatividade. Com isto podemos ir além da notícia exibida na TV, podemos aprofundar o assunto sob demanda. Tudo ao alcance de todos. Basta querer. Se não quiser também, relaxe e curta as imagens, os sons e a experiência de viajar sem sair do lugar. Afinal, o controle está em suas mãos.

Por Guilherme Morais


For Further Reading,
a maior tv de lcd do mundo, COMPARATIVO TV LCD, Diferença entre TV LED, LCD E PLASMA

0 comentários:

Postar um comentário

.

 

Popular Posts

Popular Posts On EAB

Man Behind This Blog